Renault não descarta possibilidade de um Kwid automático

Segundo executivo da marca, fabricante está acompanhando o mercado
Renault Kwid 2023

Renault Kwid 2023 | Imagem: Divulgação

Durante coletiva de imprensa realizada após o lançamento do Kwid 2023, o vice-presidente comercial da Renault, Bruno Hohmann, apresentou uma informação interessante envolvendo o compacto. 

Considerando o bom pacote de evoluções que o modelo recebeu, o AUTOO questionou a fabricante se estaria nos planos para o Kwid a possibilidade de incluir a oferta do câmbio automático ou automatizado.  

Em sua resposta ao site, Hohmann declarou que a fabricante “está sempre acompanhando o mercado e olhando números”, em nenhum momento afastando a possibilidade de que um Kwid automático poderia ganhar o mercado, caso seu projeto se mostrar viável dentro da estratégia da empresa. 

Vale citar que participação deste tipo de transmissão na preferência do público brasileiro é algo crescente em diversos segmentos.   

Nada de automatizado

De acordo com Hohmann, o que estaria sim descartado é o uso de uma transmissão automatizada, tipo de caixa que não obteve boa aceitação no país, apesar do custo mais acessível.  

Na Índia, a Renault oferece o SUV pequeno Kiger com motor 1.0 tricilíndrico turbo associado a uma transmissão automática CVT. Logo, não seria um desafio técnico intransponível adaptar o câmbio em questão ao Kwid. 

Também na Índia, o monovolume 7 lugares Triber, que integra a família de modelos de entrada da Renault, tem por lá uma opção automatizada para alguns de seus catálogos com motor 1.0 aspirado, outra prova de que o Kwid não precisa, obrigatoriamente, ficar restrito ao câmbio manual 5 marchas. 

Um eventual Kwid automático poderia ser uma excelente opção para quem deseja um modelo acessível com este tipo de transmissão, além de funcionar como um segundo carro barato de manter e prático para o uso cotidiano nos grandes centros urbanos. Vamos acompanhar o assunto de perto! 

Renault Kwid 2023
No Kwid atual, por enquanto apenas transmissão manual de 5 marchas
Imagem: Divulgação