Rival da Ford para a Fiat Toro estreia no Brasil em 2021

Modelo poderá resgatar o nome Courier, apontam fontes; saiba mais
Projeção de Kleber Silva sobre a futura picape compacta-média da Ford

Projeção de Kleber Silva sobre a futura picape compacta-média da Ford | Imagem: Kleber Silva

A revista australiana Wheels apurou uma série de informações relevantes sobre um projeto futuro no qual a Ford está trabalhando e que também será interessante para nós. Estamos falando de uma inédita picape compacta-média desenvolvida pela fabricante norte-americana, modelo que, aqui no Brasil, será um concorrente de Fiat Toro, VW Tarok, entre outros.

De acordo com a Wheels, atualmente a futura picape compacta-média está sendo chamada pelo nome de projeto P758 e utilizará a mesma plataforma C2, que hoje figura na geração mais recente do Ford Focus.

Para oferecer uma capacidade de carga maior e mais robustez para o uso off-road, a arquitetura presente na futura picape pode ganhar alguns reforços estruturais. Com isso, o modelo inédito estaria apto a suportar por volta de uma tonelada de carga em suas versões topo de linha.

Em alguns documentos aos quais a Wheels teve acesso, é provável que a picape conte com um motor 2.0 sob o capô, muito provavelmente sobrealimentado por turbo. Com isso, a potência ficaria na casa dos 200 cv e o torque gravitando nos 35 kgfm. Receita parecida deve ser adotada pela VW Tarok, com o propulsor 2.0 TSI figurando em sua opção mais cara. Ao contrário da Fiat, tudo indica que as marcas alemã e norte-americana não vão apostar em propulsores turbodiesel para suas respectivas picapes.

O câmbio presente na inédita picape compacta média da Ford deverá ser a caixa automática 8F24 de 8 marchas. Também podemos esperar pela presença de tração integral em algumas versões da picape, recurso valorizado por clientes do segmento e que está presente nas versões diesel da Fiat Toro. Sabe-se que a VW Tarok também contará com o sistema de tração integral permanente 4Motion.

Você confere ilustrando esta reportagem duas projeções feitas pelo designer Kleber Silva em que, tomando como base utilitários mais recentes revelados pela marca – como o europeu Puma – o profissional nos antecipa o que podemos esperar da picape em termos de design.

Há alguns meses, rumores que emergiram na imprensa internacional davam conta de que a Ford iria, de fato, produzir uma picape com estrutura monobloco no México, ao que tudo indica resgatando o nome Courier. Do país em questão, ela seria exportada para diversos mercados, incluindo o Brasil, o qual seria o primeiro destino da novidade em 2021. Vamos acompanhar de perto mais detalhes sobre a futura picape e voltamos a relatar mais detalhes aqui no Autoo assim que novas informações surgirem. Acompanhe!

Projeção de Kleber Silva sobre a futura picape compacta-média da Ford
Projeção de Kleber Silva sobre a futura picape compacta-média da Ford
Imagem: Kleber Silva

Assine a newsletter semanal do AUTOO!