Será revelado nesta semana: tudo o que já sabemos do novo Honda HR-V

Modelo mais vendido da Honda no Brasil será todo revisto na segunda geração
Nova geração do Honda HR-V deve crescer e mirar no Toyota Corolla Cross

Nova geração do Honda HR-V deve crescer e mirar no Toyota Corolla Cross | Imagem: Reprodução

A apresentação global da segunda geração do Honda HR-V ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 18, mas enquanto isso um bom apanhado de informações sobre a novidade já circula na internet em mercados onde o HR-V também faz bastante sucesso. Alguns registros de patente, inclusive, também já adiantam o visual definitivo do modelo.

Um interessante compilado de todas as informações ao redor do mundo que saíram sobre o novo Honda HR-V 2022 foi publicado nesta terça-feira pelo site TopElectricSUV e nos apontam as novidades que podemos esperar para o modelo mais vendido da marca no Brasil.

Dois pontos chamam a atenção logo de cara sobre o novo HR-V. O primeiro deles é o crescimento em porte do modelo, algo que já relatamos há um bom tempo. A previsão é que o HR-V em sua segunda geração cresça mais de 10 cm em relação ao modelo atual, atingindo 4,45 m de comprimento. Caso isso se comprove, o HR-V terá um porte semelhante ao de modelos como Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla. Em termos de largura e entre-eixos, contudo, as evoluções não devem ser tão grandes, com as dimensões passando para 1,78 m e 2,63 m, ganhos de 1 cm e 2 cm, respectivamente. O novo HR-V deverá manter o habitáculo espaçoso e confortável para 5 adultos que consagrou o modelo no segmento, assim como a versatilidade da cabine graças ao sistema modular de rebatimento de bancos. 

O ganho no comprimento total do SUV também pode aumentar a capacidade volumétrica do porta-malas do HR-V, algo importante para boa parte dos consumidores. Hoje o HR-V já conta com um dos maiores compartimentos de bagagem entre os SUVs compactos, superando os 430 litros.

Segundo diversos flagras de protótipos em teste e como já deixam bem claro os teasers revelados pela Honda, o novo HR-V deverá manter o perfil mais esportivo da carroceria, preservando soluções como as maçanetas traseiras embutidas e alongando a traseira para reforçar um ar de cupê ao conjunto.

Primeiras imagens do Honda HR-V 2022
Primeiras imagens do Honda HR-V 2022
Imagem: Divulgação

Outro avanço significativo na segunda geração do HR-V fica por conta da mecânica. Possivelmente em suas versões de entrada, o HR-V contará com um novo motor 1.5 a gasolina sob o capô, enquanto, para os catálogos mais sofisticados, está confirmada a propulsão híbrida baseada no sistema e:HEV que estreou na quarta geração do Fit. Ela associa o novo motor 1.5 térmico com outros dois propulsores elétricos para entregar 109 cv de potência combinada. Graças a esses motores elétricos, o torque em abundância deverá ser um dos atributos do sistema para conferir bom desempenho ao SUV aliado a um consumo extremamente baixo. 

Primeiras imagens do Honda HR-V 2022
Teaser do novo Honda HR-V confirma a presença da motorização híbrida
Imagem: Divulgação

No exterior, o novo HR-V terá opções com tração dianteira e integral tanto para o conjunto mecânico convencional como o eletrificado. A previsão é que, apesar de compartilhar o conjunto mecânico híbrido e:HEV com a geração mais recente do Fit, o novo HR-V deverá contar com uma bateria de maior capacidade. Vale destacar que o sistema e:HEV atua de maneira semelhante ao e-Power da Nissan, em que o propulsor térmico atua apenas como um gerador e somente os motores elétricos impulsionam o veículo. Desse modo, o propulsor a combustão pode trabalhar em uma faixa de rotação constante, diminuindo o consumo.

Entre as características de estilo, apurações no exterior sinalizam que o novo HR-V terá a opção de teto com pintura contrastante dependendo da versão. Os interessados poderão escolher entre as variantes preto e prata para a tonalidade do teto. No Japão, onde recebe o nome Vezel, sites locais noticiam que o novo HR-V deverá ter uma paleta de seis cores: Premium Sunlight White Pearl (branco), Crystal Black Pearl (preto), Platinum White Pearl (prata), Meteoroid Gray Metallic (cinza), Sand Khaki Pearl (bege) e Premium Crystal Red Metallic (vermelho). Por falar no mercado japonês, a previsão é que o novo HR-V/Vezel será lançado por lá em abril deste ano.

Primeiras imagens do Honda HR-V 2022
Novo HR-V terá opção de teto panorâmico e contrastante com a pintura da carroceria 
Imagem: Divulgação

Na parte interna, o HR-V 2022 deverá contar com uma central multimídia com tela de 9” e provavelmente suporte aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O SUV ainda deverá receber recursos como o carregador de smartphones por indução, opção de interior em dois tons (preto e bege, segundo teasers) e a opção de teto solar panorâmico.

Primeiras imagens do Honda HR-V 2022
Central multimídia mais avançada na nova geração do SUV
Imagem: Divulgação

Apesar da apresentação global neste ano, é provável que a atualização do Honda HR-V nacional ocorra somente em 2022. Para este ano, a marca tem nos planos o lançamento da nova geração do City tanto em sua carroceria sedã como a inédita variante hatchback para nosso mercado. 

Nos resta saber se a Honda vai investir na nacionalização do conjunto propulsor híbrido para o novo HR-V, o que, em conjunto com todas as melhorias que o SUV receberá, certamente iria torná-lo uma das melhores opções de compra do segmento. Vamos acompanhar de perto todos os detalhes!