Com sua enorme área e centenas de atrações, o Salão do Automóvel é uma verdadeira maratona para o amante de carros. Por isso é sempre importante priorizar o que lhe interessa, tamanha a quantidade de veículos expostos.

A edição 2018, que abre daqui a uma semana (no dia 8 de novembro), será bastante eclética e repleta de modelos intessantes. Autoo separa a seguir 10 deles (mais algumas dicas extras) já confirmados por suas marcas e que valem uma visita mais demorada.

Volkswagen T-Cross

A não ser que surja alguma surpresa, o T-Cross deve ser a maior atração do salão. O primeiro SUV compacto da Volkswagen demorou a sair (quem não se lembra do Taigun, um jipinho baseado no up?), mas parece que será um dos melhores do segmento, o mais movimentado do mercado brasileiro.

Suas dimensões avantajadas e ótimo pacote técnico prometem fazer a diferença, mas resta saber em que faixa de preços a VW colocará o T-Cross que chega às lojas no início de 2019. Aproveite para conhecer a picape derivada do SUV que será apresentada como conceito, mas que será lançada para concorrer com a Fiat Toro.

Conceito SUV da Fiat

É verdade que a Fiat emprestou o Journey da Dodge para lançar o Freemont e dizer que tinha um SUV, mas na prática o primeiro modelo da marca nesse sentido é 500X que acabou não vindo para o Brasil. Mas essa lacuna será preenchida com novos modelos que a marca está preparando.

No salão, a Fiat aproveitará para mostrar um conceito de SUV que vai dar uma dica de como serão os carros de produção. É bom conhecê-lo para entender o que ela pretende.

Hyundai SAGA EV

Como já adiantamos, o SAGA EV nada mais é do que o novo HB20 disfarçado de SUV elétrico. Claro que o hatch não deverá ser exatamente assim, mas aproveitar muitos elementos estéticos desse protótipo projetado pelo centro de design da Hyundai nos EUA com ajuda da filial brasileira. Vale a pena dar uma espiada no IONIC, o carro ecológico da marca que pode revelar como a marca planeja seu futuro elétrico.

Ford Territory

O Focus já tem data de “enterro” no Brasil: março de 2019. O modelo de médio porte deixará de ser vendido na região depois de 20 anos, algo a se lamentar pelo apuro técnico do carro da Ford, mas é fato, o público hoje prefere os utilitários esportivos.

E a marca americana já prepara seu “sucessor”, o Territory, um SUV nascido na China e que deve tomar o lugar do Focus na linha de montagem argentina.

Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X

Colocamos as duas picapes juntas, mas por uma boa razão: elas são derivadas do mesmo veículo, a Frontier, da Nissan. Agora fabricadas na Argentina, as três estão chegando ao Brasil nos próximos meses. Se a Frontier já é conhecida dos brasileiros, a Alaskan e a Classe X são releituras dessa plataforma mas com os toques da Renault e Mercedes-Benz.

Será bem curioso ver como as duas montadoras enxergam esse mercado. A marca francesa já teve picapes bem menos atraentes, é verdade, enquanto para a Mercedes é uma novidade absoluta.

Nissan LEAF

A segunda geração do carro ecológico da Nissan não só será apresentado pela primeira vez como poderá ser guiado pelos visitantes. É uma oportunidade rara de ter contato com um carro 100% elétrico e que será vendido no Brasil.

Se os híbridos até têm uma presença perceptível no país, os modelos elétricos são raros e por isso o LEAF pode ser o primeiro do tipo a ser usado em maior escala.

Kia Stonic

A Kia já causou um certo furor no Brasil quando lançou o Soul, chamado por ela de “carro design” em suas peças publicitárias. O carro de formas retangulares e que flertava com a ideia de um SUV chegou a ser cogitado para produção nacional, mas a fábrica brasileira nunca veio.

Agora, a montadora sul-coreana trará ao salão um SUV de fato, o Stonic. Derivado do compacto Rio (que também estará em seu estande), o modelo servirá de teste de empatia com o público. Se agradar pode começar a tomar o rumo do Brasil.

Lamborghini Urus e Rolls-Royce Cullinan

Não vão faltar utilitários esportivos para conhecer no São Paulo Expo, local do salão, mas dois em especial são obrigatórios ver ao vivo, o Urus e o Cullinan. O primeiro é o SUV da Lamborghini, quem diria. Mas como pensar num veículo desse tipo em uma marca conhecida pelos superesportivos? Está aí a graça: entender como esse gigante mescla características off-road com o comportamento de um carro veloz.

Já o Cullinan pertence à Rolls Royce, marca mais aristocrática e, por que não dizer, e careta do mundo. Novamente temos um desafio aos designers e engenheiros de unir conceitos tão diferentes quanto o aventureiro com o luxo das limusines.

Mitsubishi Eclipse Cross

Ele já está à venda no Brasil há alguns meses, mas vale a visita. O Eclipse Cross, novo SUV da Mitsubishi, é um modelo que resgata o famoso nome do esportivo que fez sucesso no país na década de 90. Agora é um utilitário esportivo que fica entre o ASX e o Outlander e traz tudo que a marca japonesa tem de melhor.

McLaren Senna

Depois dos SUVs claro que o salão de 2018 ficará marcado pelos esportivos. E eles serão muitos, mas um em particular tem um significado especial para o público brasileiro. É o McLaren Senna, o mais veloz carro que a marca britânica já lançou no mercado.
Homenagem ao piloto Ayrton Senna, ele é um dos 500 exemplares que serão produzidos mas não um dos três previstos para entrega no Brasil. É oportunidade rara para conhecê-lo.

 
 
Renault Alaskan 2017
 
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
Nissan Leaf 2018
 
Nissan Leaf 2018
Nissan Leaf 2018
Lamborghini Urus 2018
 
Lamborghini Urus 2018
Lamborghini Urus 2018
Mercedes-Benz Classe X 2019
 
Mercedes-Benz Classe X 2019
Mercedes-Benz Classe X 2019
Rolls-Royce Cullinan 2019
 
Rolls-Royce Cullinan 2019
Rolls-Royce Cullinan 2019
Mitsubishi Eclipse Cross 2019
 
Mitsubishi Eclipse Cross 2019
Mitsubishi Eclipse Cross 2019
Ford Territory
 
Ford Territory
Ford Territory
Volkswagen T-Cross 2019
 
Volkswagen T-Cross 2019
Volkswagen T-Cross 2019
Kia Stonic 2018
 
Kia Stonic 2018
Kia Stonic 2018
McLaren Senna 2019
 
McLaren Senna 2019
McLaren Senna 2019
Acima uma esquete da picape compacta-média que a Volkswagen prepara para o mercado brasileiro
 
Acima uma esquete da picape compacta-média que a Volkswagen prepara para o mercado brasileiro
Acima uma esquete da picape compacta-média que a Volkswagen prepara para o mercado brasileiro
Conceito SAGA EV será uma das visitas obrigatórias de quem for ao salão
 
Conceito SAGA EV será uma das visitas obrigatórias de quem for ao salão
Conceito SAGA EV será uma das visitas obrigatórias de quem for ao salão
O designer da FCA Peter Fassbender com o SUV conceito da Fiat
 
O designer da FCA Peter Fassbender com o SUV conceito da Fiat
O designer da FCA Peter Fassbender com o SUV conceito da Fiat
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/